Mulheres na Tecnologia

Olá! Já faz um tempinho que eu não apareço aqui, mas hoje eu gostaria de falar sobre mulheres na tecnologia, já que em 8 de março nós celebramos o Dia Internacional da Mulher! Já que esse tópico é algo que eu gosto muito, eu vou dividir minhas ideias em alguns post pequenos que vou compartilhar durante o mês.

Alguns fatos históricos rápidos sobre mulheres na tecnologia

Você sabia que…

  • A primeira pessoa a escrever um algoritmo foi uma mulher? O nome dela era Ada Lovelace. Ela tem até uma linguagem, Ada, nomeada em sua homenagem.
  • O termo “bug” (inseto em inglês) foi inventado por Grace Hopper quando ela literalmente removeu um inseto de um computador.
  • Quando as universidades começaram a criar cursos de ciência da computação, a maioria dos alunos eram mulheres? O motivo era por que se imaginava que trabalhar com um computador seria um trabalho para funções como secretarias, que eram na sua maioria mulheres.
  • Quando não introduzimos meninas à ciência durante uma idade escolar, nós estamos provavelmente desencorajando-as a seguir carreiras em ciência e tecnologia? Ter referências com as quais nos identificamos faz muita diferença.

Para terminar, eu gostaria que você pensasse sobre, e talvez deixar um comentário aqui embaixo, quem são as mulheres da tecnologia que te inspiram hoje? Quais são suas referências femininas? Caso sua lista seja pequena, seria por que essas mulheres não existem (dica: existem sim!!) ou porque você ainda não teve exposição a elas? Tire um tempinho para refletir sobre 🙂

Até logo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: