
Eu quis falar sobre isso pois eu vejo muitas dúvidas e uma falta de direção de pessoas que estão começando em TI ou pensando em trocar de carreira. A resposta rápida para a pergunta “eu preciso saber SQL para conseguir um trabalho na área de dados?”, é sim, precisa. Nos próximos parágrafos eu te explico por que eu penso isso.
É fácil se perder no meio de tantas linguagens de programação e metodologias de projeto que às vezes o básico fica pra trás. Eu acredito que ter uma boa fundação pode te abrir portas que antes você não veria. Eu tenho certeza que SQL é uma grande skill pra se ter na área de dados.
Os data jobs estão em alta há alguns anos. Existe muita especulação sobre o que uma pessoa da área faz (e realmente, isso pode variar muito). Porém, existe uma habilidade que sempre aparece nas descrições de vagas de trabalho. Você consegue encontrá-la abaixo nos exemplos?



O SQL sempre está em demanda para muitas vagas. Porque faz parte dos básicos da área. Quando você domina os básicos, você tem grandes chances de prosperar. Você pode aprender coisas ótimas sobre a área de dados, mas no fim, em algum momento você vai precisar lidar com ele: um banco de dados. E adivinha: SQL é justamente como nos comunicamos com os bancos de dados, sua própria língua (eu acho isso lindo, pare de me julgar!).
Eu estou trabalhando em uma série de posts dedicados à pessoas que gostariam de aprender SQL do zero. Meu foco será o produto da Microsoft, o MS SQL Server. Eles tem uma “versão” de SQL só para esse banco de dados, é o T-SQL. Eu espero compartilhar meu conhecimento com você e quem sabe eu não ajude alguém no meio do caminho. Esse é meu jeito de retribuir para a comunidade 🙂
Perguntas ou sugestões, meus comentários estão sempre abertos!
Se você quiser ler este mesmo post em inglês, leia aqui.
One thought on “Você precisa de SQL para trabalhar na área de dados?”